sexta-feira, 28 de novembro de 2008

LEITURA E ESTUDO DOS TEXTOS TENDO EM VISTA O EJA

Marco Silva em seu texto comenta muito bem a questão da escola e inclusão das TICs nela. É necessário compreender que o uso das tecnologias de informação na escola não podem simplesmente partir para o velho sistema de transmissão de conteúdos. Marco defende que o uso da informática deve servir para a construção do conhecimento e não sua concepção passiva e sem a interação por parte do aluno. Dessa forma é preciso que o professor conheça as possibilidades pedagógicas que os TICs podem oferecer para não cair na mesmice da reprodução do conhecimento. Saber interagir e ensinar ao aluno o mesmo, é a forma mais lúcida, é saber fazer o que Paulo Freire já dizia a muito tempo atrás quando tudo isso ainda não acontecia (essa revolução tecnológica como ela esta aí hoje), da escola se preocupar em acompanhar a evolução do homem na história. Para superar o velho sistema de transmissão é preciso que a escola inclua e do modo contrário se inclua no mundo digital. No momento podemos desfrutar de algumas escolas que estão aos poucos descobrindo novos jeitos de interação, mostrando que pode ser uma maneira nova de ensinar e acompanhar a evolução do homem na história e das tecnologias digitais. Pensar a inclusão da informatização nos parece ser um direito do aluno inclusive daquele que resolve depois de tanto tempo retornar (aqui nos dirigimos especialmente aos alunos do EJA).
No texto da Suzana de Zouza Goutierrez temos uma apresentação da importância dos webloges para a interação entre o sujeito e o conhecimento e a possibilidade que essa tecnologia oferece a educação. È feita uma caracterização do webloges, alertando pela facilidade de criar um, aumentando assim a possibilidades de usá-los de diversas formas e para finalidades diferentes. Gostaríamos de acrescentar a discussão da autora também a presença da utilização dos webloges no EJA. Seria uma maneira de construir diferentemente o conhecimento para com pessoas já mais experientes no sentido de tempo de vida a fim de incluí-las no mundo digital; lembrando que a maioria dos alunos que compõem esse grupo escolar nunca teve acesso ou tem conhecimento mínimo em relação a tecnologia da informação. Criar um webloge com os alunos e ali discutir ou abordar os conhecimentos mínimos que por eles devem ser assimilados seria uma idéia, a nosso ver, bem interessante.
Outra discussão interessante se refere a questão ética.O texto que trata do cuidado humano como uma reflexão ética acerca dos portadores do HIV, requer a conscientização do cuidado como sendo essência do humano e parte da ética. Dessa maneira vamos procurar abordar essa conscientização junto aos TICs. Uma questão a ser pensada é quanto ao numero de pessoas que hoje tem acesso a tecnologia. Segundo estudos esse número é bem reduzido. Podemos pensar no custo que tem a tecnologia ao ser adquirida, e os poucos que tem condições financeiras para adquiri-las nos custos atuais. Lembrando ainda que seja um pequeno grupo que se beneficia com a venda das tecnologias normalmente criadas pelos mesmos. Pensamos dessa forma a partir da reflexão do texto sobre a essência do cuidado e do cuidado na ética, que as escolas se encontram na função de permitir o acesso as tecnologias e ainda com intuito de torna-las um meio pedagógico inovador no sentido de construir e não nos moldes tradicionais de ensino onde a informática é algo a parte e muitas vezes mal concebida.

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