quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cibercultura

Entende-se por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade. É a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais.
Como utilizar a cibercultura na educação? Para utizarmos essa nova ferramenta educativa, temos que ter em mente o desejo de mudar, superar obstáculos, romper estigmas e padrões que há muito, estão colocados nos ambientes escolares.
A educação e os processos de aprendizagem deixam de ter um único objetivo: uma nota. O educando passa a ser responsável por aquilo que produz. Pesquisa, desenvolve e articula conhecimentos. Comunica-se e estabele relações mútuas. O objetivo da cibercultura não é ter em vista os resultados, mas sim os processos. Perceber os caminhos, a criatividade e a forma como foram acumulados os conhecimentos.
O educando passa a ser o agente principal do seu conhecimento, um profissional sempre em processo de aprendizagem, consciente, crítico, empreendedor e com espírito cooperativo.
O educador deverá trabalhar acerca da motivação, do desenvolvimento das capacidades e da comunicação. É necessário que a formação dos professores seja modificada, dando maior abrangência para as questões cognitivas. A função do professor será de construir, desenvolver e (re)dimensionar a pesquisa. O aluno é estimulado a desenvolver competências, habilidades e novas visões de mundo.
A cibercultura rompe com os padrões tradicionais de ensino e nos mostra uma possibilidade inovadora de transformar a educação. Possibilita a obtenção de uma educação realmente eficaz com a construção do ser humano e a produção que este desenvolve ao longo da sua trajetória com o conhecimento.

Referência: RAMAL, Andrea Cecília. "Avaliar na Cibercultura". Porto Alegre: Revista Pátio, Ed. Artmed, fevereiro 2000.

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