quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Nossas entrevistas

Nossas perguntas foram:

1- Como se dá a aprendizagem digital de jovens e adultos na EJA? Comente.

2- Voçê poderia comentar de como percebe os alunos em relação ao uso do  computador no EJA?

3-Quais os medos e expectativas dos alunos do EJA em relação ao uso das tecnologias da informação?

4-Como é feita a capacitação dos professores em relação ao ensino digital na escola? Ela existe?

Entrevistadora:Márcia Becker
Entrevistada: Sônia

1 – É lenta. Eles ouvem hoje como deve ser realizada tal atividade ou tal comando, e na próxima aula eles já não sabem mais.

2 – com muito medo. Eles deixam de fazer por medo de errar. Não admitem o erro. Pensam que conforme onde irão clicar, irá estragar.

3 – Eles têm grandes expectativas, pensando que o computador irá solucionar todos os problemas deles, porém devido a esse medo eles apresentam grande dificuldade quando estão frente a frente com a máquina. Não conseguem guardar “os caminhos” por onde chegar até a informação.

4 – Sim. Há a capacitação. O CEPIC/NTE de Novo Hamburgo, oferece vários cursos, durante todo o ano, desde as informações mais básicas de como trabalhar no Power Point, até a criação de sites, blogs e montagem de projetos, etc.

Entrevistadora: Sabrina Forati Linhar
Entrevistada: Maria Helena

1 – Os alunos têm acesso ao laboratório de informática da nossa escola. Realizam um trabalho paralelo a sala de aula, pesquisas, exploração das funções...

2 – No início os alunos têm muita insegurança. Para alguns é um processo bastante demorado, costumam esquecer as explicações passadas. Mas não é impossível, pois os incentiva a fazer parte desta tecnologia.

3 – Tem medo de estragar, de explorar, diferentemente das crianças que exploram tudo o que podem. Eles querem sim saber sobre o uso do computador, mas ainda tem m pouco e medo.

4 – Sim. Uma professora é a responsável pelo laboratório e recebe capacitação que é oferecida pela SMED.

Entrevistadora: Patrícia Dalto
Entrevistada:Clarice

1- OS ALUNOS SÃO CURIOSOS, QUEREM APRENDER A UTILIZAR O COMPUTADOR PRINCIPALMENTE; OS MAIS JOVENS TÊM ACESSO MAIS FÁCEIS (INTERNET, LAN HOUSES, ORKUT, MSN...) APRENDEM MUITAS VEZES SOZINHOS, JÁ OS ALUNOS MAIS VELHOS NÃO TIVERAM ESTA EXPERIÊNCIA.AQUI A APRENDIZAGEM DA EXPERIÊNCIA FORA DA ESCOLA É FUNDAMENTAL; A ESCOLA GERALMENTE TEM CONDIÇÕES DE OPORTUNIZAR UM CONHECIMENTO BÁSICO AOS ALUNOS (COM MONITORES, SALAS DE INFORMÁTICA COM POUCA ESTRUTURA) PARA QUEM NÃO SABE UTILIZAR. APÓS ESTE CONHECIMENTO BÁSICO, O USO DA INFORMÁTICA SERIA UMA FERRAMENTA DIFERENCIADA PARA AUXILIAR NAS AULAS (PESQUISAS, TEXTOS, PREPARAR TRABALHOS...).

2- AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS QUE CONHECI ESTÃO RELACIONADAS À BUSCA DE UM EMPREGO, OU CONSEGUIR UM EMPREGO MELHOR, TER MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. OUTROS BUSCAM SABER LER E ESCREVER COMO A REALIZAÇÃO DE UM SONHO (OS ALUNOS/AS MAIS VELHOS, COM MAIS DE 40 ANOS).

3- RESPONDIDA ANTERIORMENTE.

4- OS PROFESSORES DA ESCOLA QUE TRABALHAM COM EJA NÃO TIVERAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA A EJA, SÃO PROFESSORES  DAS SÉRIES INICIAIS OU DA ÁREA QUE TRABALHAM COM DISCIPLINAS AFINS NA EJA. OS PROFESSORES NÃO TEM ESTA FORMAÇÃO ESPECÍFICA ANTES DE ATUAREM, ALGUNS APÓS ESTAREM ENGAJADOS COM A EJA PROCURAM UMA ESPECIALIZAÇÃO. ACREDITO QUE OS MUNICÍPIOS DEDICAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SUAS HORAS DE ESTUDO. NO CEREJA OS PROFESSORES TEM SEMANALMENTE UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO.OBS. NO TELECENTRO DA ESCOLA TEM UMA MONITORA QUE VEIO INDICADA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA TRABALHAR INFORMÁTICA COM OS ALUNOS DA EJA.

Entrevistadora: Márcia Becker
Entrevistada: Suzana

1 - A aprendizagem digital dos alunos da EJA em minha escola é praticamente inexistente. Há um laboratório de informática com acesso à internet, porém os alunos podem usá-lo durante uma hora por semana no turno da tarde. Isto é, apenas no contra-turno. Não é comum os professores usarem a sala de informática durante as aulas. Este permanece fechado durante a maior parte do tempo durante a noite, que é quando acontecem as aulas da EJA.

2 - Percebo os alunos interessados em conhecer este novo ambiente de aprendizagem. Porém há diferenças básicas entre os alunos. Os mais velhos que comumente chamamos de adultos, demonstram certa apreensão diante do computador, pois a maior parte deles jamais entrou em contato com esta ferramenta. Sentem-se incapazes de aprender. Falam que já são “burros velhos” e que para eles é difícil. Já os adolescentes adoram e mostram maior conhecimento. Porém, seus interesses em relação à informática são diferentes daqueles que os professores entendem como aceitáveis. Os mais jovens querem orkut, msn, jogos e, freqüentemente pornografia. Ou seja, é difícil controlá-los e fazer com que aceitem esse novo modo de aprender.

3 - Respondida junto com a questão 2.

4 - Há uma pessoa capacitada através de cursos sobre informática na escola que cuida do laboratório durante o dia. O noturno não possui profissional habilitado para tal. Acredito que este é um dos motivos para que a sala permaneça fechada durante este período.

Nenhum comentário: