Atualmente se tem notado que a distância no aspecto geográfico não é mais considerada, mas sim a do ponto de vista cultural, econômico, da educação continuada, das diferentes formas de pensar e sentir, do acesso e domínio, ou não, das tecnologias da comunicação. O que mais está em evidência é a INTERNET, e essa se faz, atualmente, muito presente na educação. Escolas e universidades estão cada vez mais em busca desse recurso, para não ficar atrasada em relação às demais. Na internet é possível encontrar diversos tipos de práticas educacionais: pesquisas, divulgações, “home page” ( página pessoal com o registro do que foi produzido de forma mais significativa). Serve também como suporte nas atividades de ensino, fornecendo textos, imagens, livros, revistas, vídeos, etc. É importante enfatizar que a orientação de como ser usada é fundamental, visto que muitos alunos se perdem durante a navegação, no sentido de apresentar dificuldades em selecionar o que é significativo e até mesmo de questionar problemáticas em questão.
A internet, vista como hipermídia, é vista como o principal aliado da comunicação de professores e alunos, pois através dela é possível, com um custo mais barato e privilegiado, unir a escrita, a fala e a imagem com rapidez, flexibilidade e interação, o que há pouco tempo era praticamente impossível.
Recomenda-se que ao utilizar a internet, como forma de ampliar os conhecimentos, faça da forma mais sábia que puder, podendo assim desenvolver constantemente o aspecto cognitivo.
http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/utilizando-internet-na-educacao.htm
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Concordo. A internet é como os demais recursos pedagógicos, se for bem direcionado seu uso, será uma ferramenta muito útil. se for mal orientado, perde seu valor educativo.
...É um mundo onde tudo é válido, mas nem tudo é verdade.É importante ressaltar este detalhe aos alunos!!!
A internet disponibiliza materiais que por ela é fácil de encontarmos, mas é preciso saber selecionar as informações, e o professor deve ajudar os alunos a fazer isso.
Postar um comentário